10 truques para a jardinagem de Primavera que precisa de saber

setembro 15, 2020 4 min leitura

Nem todos nascemos com “dedos verdes” e mesmo aqueles que nasceram poderiam achar útil ter algumas dicas de tempos em tempos.

Como tal, e agora que a Primavera está ao “virar da esquina”, não há melhor altura para fornecer algumas dicas rápidas de jardinagem para nos inspirar para a temporada que se avizinha, motivo pelo qual lhe deixamos-lhe aqui alguns truques fáceis de jardinagem, para a Primavera.

  1. O truque da moeda de 5 cent.

Nada alegra mais uma casa na Primavera do que um vaso de flores coloridas. Pena que as flores no vaso tendem a murchar rapidamente.

Para manter as flores o mais direitas possível, ponha uma moeda de 5 cent. no fundo do vaso, encha de água e coloque então as flores. O cobre da moeda é um micronutriente para as flores e ajuda a mantê-las fortes.

  1. Cuide do seu relvado

Está na altura de ter o seu próprio corta-relvas! O seu relvado irá começar a crescer novamente no início da Primavera e se começar a tratar da sua relva nesta altura, terá melhor impacto para o resto do ano.

Em Março deve começar a cortar novamente o seu relvado, bem como deve começar a arejar e fertilizar conforme necessário. Se seguir estes passos juntamente com outras boas práticas de cuidado da relva, estará no bom caminho para ter um relvado forte e saudável da Primavera em diante.

  1. Comece as suas sementeiras em cascas de ovo

Este simples truque é perfeito para dar às suas sementes o melhor começo de vida. Tudo o que necessita fazer é vazar a casca do ovo e, cortar uma pequena parte da casca de forma a deixar uma circunferência de 3 a 4 cm na parte superior. Encha a casca com solo e transplante a semente para lá. A casca de ovo fornece cálcio nutritivo para ajudar as suas plantas a crescerem fortes e saudáveis.

  1. Use vegetais para remover ferrugem da sua mobília de jardim

Enfeitar o seu jardim para a primavera pode ser complicado se a sua mobília de jardim estiver enferrujada por causa dos meses de Inverno. Contudo, ficará surpreendido(a) quando descobrir que a resposta para arranjar este problema comum está na sua cozinha.

Para ver excelentes resultados na sua batalha contra a ferrugem, corte ao meio um vegetal, como uma cenoura ou uma batata e esfregue na ferrugem durante uns minutos e VOILÀ!

  1. Marcadores de jardim “Faça você mesmo”

Principalmente numa fase inicial, pode ser complicado distinguir as suas plantas. Para tornar as coisas (muito) mais fáceis, apanhe uns seixos (pedras lisas) e escreva neles utilizando um marcador, para indicar que planta é qual. É muito simples de fazer e fica muito melhor de que colocar os marcadores feitos de plástico.

  1. Sal EPSOM é bom para o seu tomate (sulfato de magnésio)

É do conhecimento geral que o sal Epsom traz benefícios para a saúde dos seres humanos, mas também pode ser muito bom para o seu tomate.

Espalhar uma pequena dose de sal EPSOM (e tem que ser mesmo uma pequena dose) no solo do seu tomate ajuda ao seu desenvolvimento, uma vez que o magnésio e sulfato no sal são os ingredientes certos para ajudar no crescimento do mesmo.

  1. Mantenha-se um passo à frente dos bichos

Se cultiva alimentos no seu jardim sabe com certeza que algumas das criaturas mais pequenas do seu jardim irão sempre querer comê-los antes de si.

Para garantir que os insectos não fazem um festim com o seu tomate ou com as suas abóboras, embrulhe-os em folha de alumínio. Não há grande ciência por detrás deste truque.. é só porque é prático e os insectos não gostam de andar em cima da folha de alumínio, além de formar uma camada protectora.

  1. Mude a cor das suas hortênsias

A Primavera é uma óptima altura para plantar hortênsias, mas sabia que a cor das flores é baseada no nível de PH do solo? Essencialmente, se o solo for acido as flores serão azuis e se for alcalino as flores serão rosa.

Café e caruma de pinheiro podem tornar o solo mais ácido, enquanto os cogumelos podem tornar o solo mais alcalino. Como tal, pode utilizar estes ingredientes, dependendo da cor que deseja para as suas flores.

  1. Ensope as sementes antes de as plantar

Antes das sementes poderem germinar, elas precisam de absorver água, motivo pelo qual deve ensopar as suas sementes 24h em água morna para acelerar o processo de germinação.

Este truque é óptimo para que o processo de germinação de sementes maiores e mais duras seja mais rápido, não sendo propriamente necessário para as sementes mais pequenas.

  1. Cascas de ovo são um excelente fertilizante

Em vez de deitar fora as suas cascas de ovo, experimente esmagá-las e espalhá-las no seu jardim. À medida que estas se decompõem, irão providenciar nutrientes às suas plantas.

Embora este truque funcione em qualquer solo, é melhor utilizá-lo em vasos como parte de um composto.

 

Estes 10 truques fáceis devem coloca-lo(a) no bom caminho afim de atingir os seus desejos para o seu jardim de Primavera rapidamente. Se deseja evoluir a sua jardinagem para um patamar seguinte, consulte a página com as nossas ferramentas de jardinagem.


Não perca as nossas ofertas e novidades!